30.10.03

O teste

Pinto da Costa anunciou há semanas que o Presidente da Câmara da cidade do Porto não seria convidado para a inauguração do novo Estádio do Dragão.

Compreendo as razões do FCPorto, mas interrogo-me: Que atitude tomará a Direcção do PSD? E, sobretudo, que atitude tomará o primeiro-ministro?

Bem sei que Durão Barroso está naturalmente ansioso por enfrentar a segunda vaia gigantesca no espaço de poucas semanas e habilitar-se desse modo a entrar para o Guinness. Mas, mesmo assim, custa-me a entender como poderá prestar-se a colaborar na humilhação pública do seu colega de partido Rui Rio.

Os jornais de hoje noticiam que Mota Amaral, Presidente da Assembleia e segunda figura na hierarquia do Estado, também não será convidado por há meses ter levantado dúvidas sobre a deslocação de inúmeros deputados à final de Sevilha invocando «trabalho politico».

Pinto da Costa está nitidamente a esticar a corda, dado que, ao vetar Mota Amaral, começa agora a colocar um problema de solidariedade institucional ao próprio Presidente de República.

Como reagirão as principais figuras políticas nacionais a este imbróglio? Aproveitarão a ocasião para demonstrar um nadinha de carácter? Ou deixar-se-ão enterrar mais um bocadinho?

Decididamente, a inauguração do estádio do FCPorto ameaça tornar-se no acontecimento político do mês.

Sem comentários: