24.2.04

Antes pouco e bom do que muito e mau

Gabava-se Lobo Xavier há dias na «Quadratura do círculo» de que a direita, ao menos, tem muitos candidatos presidenciais possíveis, ao passo que a esquerda não tem nenhum.

O comentário revela um deslocado excesso de optimismo, quase a resvalar para a inconsciência. Porque a verdade é que a direita não tem, de momento, nenhum candidato para ganhar.

Quanto a Santana Lopes, acredito que estamos conversados. Tirando ele próprio, e talvez também Durão Barroso, nunca ninguém verdadeiramente acreditou que tivesse fôlego para lá chegar. Não vale a pena, pois, gastar mais cera com tão ruim defunto.

De um ponto de vista substancial, isto é, do ponto de vista das qualificações para o cargo, Cavaco seria de longe o candidato mais sólido. Mas creio que há duas razões pelas quais não pode ganhar.

A primeira (admito que muito discutível) é que Cavaco é hoje um resquício de uma época muito longínqua, da qual, para o bem e para o mal, ninguém se quer lembrar. Trata-se de uma figura obsoleta que se enterra mais um pouco de cada vez que aparece e abre a boca. Daqui deve seguir directamente para os manuais de história.

A segunda, mais substancial, é que, segundo todas as probabilidades, Cavaco teria que defrontar Guterres. Ora acontece que tudo o que Guterres fez mal, Cavaco fez pior.

Guterres pirou-se quando as coisas correram mal, Cavaco também. Guterres deixou um déficite elevado, Cavaco legou-nos um maior. Guterres tolerou que à sua volta proliferasse toda a sorte de negociatas, Cavaco idem. Por conseguinte, não há argumentário que lhe valha. Os seus conselheiros, se os tem e se prestam para alguma coisa, deverão aconselhá-lo a abster-se, a bem da Nação em geral, de cada um de nós em particular, e dele próprio em especial.

Resta a hipótese de, recusando-se Cavaco a avançar, Marcello ver finalmente chegada a sua hora. Mas conseguem mesmo imaginar um confronto entre Guterres e um número de circo? Ó meus amigos!

Não sou muito dado a previsões políticas, mas desta vez acho que vou arriscar: salvo circunstâncias imprevisíveis, o nome do próximo Presidente da República é António Guterres.

Quanto a José Miguel Júdice, um bom candidato potencial que a direita decidiu desconsiderar, terá de ficar para a próxima.

Sem comentários: