12.2.04

Crítica da razão distraída



Tenho tendência para desconfiar de um filósofo que morreu virgem e por quem as pessoas acertavam os relógios quando passava na rua.

Além disso, Kant é de facto um filósofo difícil: Wordsworth ria-se na cara De Quincey quando ele se gabava de compreendê-lo.

Seja por ser demasiado puritano ou demasiado inteligente para mim, a verdade é que as minhas leituras de Kant têm sido bastante esparsas. Para falar verdade, leio-o como quem folheia revistas. Enfim, uma coisa vergonhosa...

Mas o segundo centenário da morte do filósofo de Konigsberg provocou-me um lancinante sentimento de culpa. Como posso eu ter gerido tão mal a minha relação com este homem que representa, ele sim, o horizonte inultrapassável da nossa época?

Prometo que vou emendar-me. A começar já hoje.

Sem comentários: