24.4.04

O revisionismo histórico está activo

«Tanto que devemos a tão poucos», escreve hoje José Manuel Frenandes no Público, querendo com isso dizer que, em 25 de Abril de 1974, algumas dezenas de capitães ofereceram a liberdade aos portugueses numa bandeja.

Esta mistificação histórica é tão antiga como a data que está na sua origem. Muitos recordar-se-ão ainda que ela foi inventada pelo PCP para legitimar a chamada aliança Povo-MFA.

Ao anoitecer do dia 25 de Abril, ninguém sabia em Portugal que espécie de regime queriam os militares para Portugal. Por isso se deve dizer que o 25 de Abril não instaurou a democracia, instaurou uma oportunidade. Foi nosso mérito colectivo termos sabido aproveitá-la com entusiasmo e ousadia -- mas também, vistas as coisas à distância, com muito bom senso.

Durante breves semanas, a nação tornou-se numa noção palpável, em vez de um conceito abstracto e intangível. Vimo-nos e encontrámo-nos uns aos outros, sacudimos o torpor e pusémo-nos em movimento.

Em seguida, o pai enfrentou o filho, o irmão separou-se da irmã, o vizinho divergiu do vizinho. Depois de aprendermos a viver em sintonia, tivemos que aprender a viver em confronto sem necessariamente nos agredirmos.

Esta segunda etapa foi muito mais difícil, mas também incomparavelmente mais valiosa.

É disso que hoje nos deveríamos fundamentalmente orgulhar, pondo definitivamente de parte esses mitos sebásticos do MFA salvador que desembocou no Largo do Carmo numa manhã de nevoeiro para libertar o pobre povo português.


Sem comentários: