17.6.04

O que inteligência de jogo quer dizer

Quem gosta de futebol não pode, supostamente, gostar de futebol alemão. Diz-se que é mecânico, frio, atlético, sem alma, sem talento, sem emoção.

Não vou recordar que o futebol é um jogo colectivo muito simples cujo intuito consiste apenas em fazer passar uma bola entre três paus.

Vou antes chamar a atenção para o que se passou no Holanda - Alemanha de há dias. A Holanda entrou a todo o gás, a praticar um futebol bonito e solto, metendo várias bolas com perigo nas costas da defesa alemã. Ao fim de quinze minutos, porém, secou. Porquê? Porque os jogadores alemães, sem esperarem ordens do manda-chuva sentado no banco, intrepretaram o jogo do adversário e reposicionaram-se no terreno para contrariá-lo. Por outras palavras: tomaram a iniciativa de adaptar o esquema táctico às circunstâncias.

Jogo mecânico? Pelo contrário, inteligência de jogo individual e colectiva -- o contrário do que se passou com Portugal na primeira parte do jogo contra a Grécia e na segunda do jogo contra a Rússia.

Surpreendidos por inesperados esquemas tácticos dos adversários, os «criativos» futebolistas portuguesas não têm a autonomia mental capaz de produzir soluções, ficam psicologicamente tolhidos e limitam-se a esperar as decisões ou as substituições do treinador.

Até para jogar à bola é preciso ter cabeça.

Sem comentários: