18.4.05

«As minhas prostitutas são melhores que as tuas»

Durante décadas, o FCPorto foi acusado à boca pequena de pagar quantias fabulosas a árbitros a trocos de uns quantos penalties cirurgicamente assinalados. Imaginava-se que, com essas somas, esses cavalheiros acumulariam fortunas nas Ilhas Caimão e comprariam vivendas na Quinta do Lago.

Nos anos mais recentes, porém, as suspeitas foram sendo consideravelmente amenizadas. Afinal, disse-se depois, apenas estaria em causa a oferta de férias em destinos exóticos aos juízes corrompidos, coisa para importar numas poucas centenas de contos.

Como nada se provasse, o teor das acusações foi baixando sucessivamente, até que chegámos à actualidade. Segundo nos esclarece o Expresso do passado sábado, o FCPorto pagaria favores a árbitros com serviços de prostitutas, negócio que teria custado aos cofres do clube cerca de 450 euros, ou seja, 90 contos, uma quantia manifestamente fora do alcance de um trio de arbitragem, mesmo no caso, altamente provável, de esse trio ser composto de quatro pessoas.

Analisemos o caso friamente. Necessitará efectivamente uma equipa de arbitragem de se deixar corromper para ter acesso a uma vulgar noite bem passada? Será assim tão difícil cada um tirar 150 euros do seu bolso para obter o mesmo resultado?

A primeira explicação racional que me ocorre é que, tendo os três árbitros simultaneamente esquecido em casa o cartão Multibanco, tiveram que pedir socorro ao dirigente desportivo mais próximo para os tirar de tal aflição.

Mas há uma alternativa mais provável. O problema não estaria então nos 90 contos, mas no que se consegue fazer com eles.

Ora, como é público e notório, o FCPorto consegue, pelo mesmo dinheiro que os outros clubes, melhores jogadores em qualquer modalidade, melhores treinadores, melhores dirigentes, melhores gestores, melhores centros de treino e melhores recintos desportivos. Nada mais natural, portanto, do que conseguir também melhores prostitutas.

E foi aí que os árbitros se deixaram cair na armadilha: o FCPorto, pura e simplesmente, tem melhores prostitutas que os clubes seus rivais.

Sem comentários: