9.10.05

O que já sabemos sobre o caso Media Capital

Tenho estado atento ao caso da eventual tomada de controlo do grupo Media Capital - e, logo, da TVI - pelo grupo Prisa.

Um tal Van Zeller, administrador não-executivo que as trocas e baldrocas em torno do capital da empresa ocorridas nos últimos 10 anos não haviam conseguido tirar do sério, alegou publicamente perversas manobras políticas para se demitir. Chamado a depor, confessou que de facto não sabia nada. Para ser mais claro: admitiu que não sabia o que estava a dizer.

Depois, um membro da AACS queixou-se de estar a ser pressionado por um ministro que terá lembrado os prazos para a entrega de um parecer. É de facto, intolerável.

Por outro lado, Cintra Torres, um comentador muito dado à politiquice, usa regularmente a sua coluna no Público para desfiar as mais fantásticas acusações contra a alegada conspiração socialista tendo em vista a tomada de poder na TVI.

Finalmente, Marques Mendes não perde uma oportunidade para alertar os portugueses contra o risco da ocupação da nossa televisão pelos espanhóis.

Que posso, para já concluir? Por um lado, que, quanto ao envolvimento do PS e do Governo no negócio, ainda é preciso esperar para ver se essa acusação tem algum fundamento. Por outro lado, que não existe qualquer dúvida quanto à existência de manobras do PSD para impedi-lo.

Sem comentários: