13.4.06

A queda do Império Britânico



Quando a FIFA decidiu organizar o primeiro Campeonato do Mundo de futebol, em 1930, a Inglaterra recusou-se a participar. O país que inventara o futebol não admitia sequer que outros ousassem disputar-lhe a primazia.

Vinte anos depois, como o prestígio do torneio mundial não parasse de aumentar, os ingleses lá se resignaram a "ir ganhar aquilo" para mostrar aos gentios como se jogava a sério. Perderam 1-0 com os Estados Unidos, um acontecimento que teve consequências mais devastadoras sobre o seu ego nacional do que a independência da Índia e o desmantelamento do Império Britanico. Mas ainda ficou a pairar a esperança de que tudo poderia não ter passado de um infeliz acidente.

No início dos anos 50, a Húngria de Puskas (Campeã Olímpica em 1952) era a equipa maravilha que todos queriam derrotar. A Inglaterra convocou-a para Wembley em 1953 no intuito de lhe dar uma lição. Perdeu 6-3 (ver as duas equipas na foto em cima). Exigiu a desforra. Foi esmagada em Budapeste por 7-1 no ano seguinte. Para a Inglaterra, esse momento ficou na memória como o mais negro da Guerra Fria.

Meses depois, a Alemanha era Campeã do Mundo de futebol pela primeira vez. Os ingleses resignaram-se à ideia de que teriam que reaprender a jogar à bola.

Sem comentários: