26.8.06

Questões pertinentes

Nas últimas semanas, mais ou menos a propósito da guerra do Líbano, certos comentadores levantaram questões altamente pertinentes a que nenhuma pessoa inteligente e responsável pode esquivar-se. A lista que se segue inclui, a par de interrogações alheias, mais umas quantas da minha lavra:

Porque é que se fala mais de Jean Charles, o imigrante brasileiro sumariamente executado pela polícia britânica, do que das vítimas dos ataques terroristas de Londres em 7 de Julho de 2005?

Porque é que se fala mais das centenas de vítimas libanesas dos bombardeamentos israelitas do que dos milhares de civis mortos pelos russos na Tchechénia?

Porque é que se fala mais dos dois soldados israelitas raptados pelo Hizbolá do que das 500 vítimas das bombas dos partidários da independência da Caxemira em Bombaím há dois meses atrás?

Porque é que se fala mais das 200 mortes causadas pelos atentados de Madrid em Março do ano passado do que do milhão de pessoas que todos os anos são vitimadas em África pela malária?

Porque é que se fala mais dos 2.500 mortos do 11 de Setembro do que das 40.000 vítimas que anualmente perecem em acidentes de viação nos EUA?

Porque é que se fala mais da hipotética transferência do Simão do que dos civis israelitas ceifados pelos rockets do Hizbolá?

Respostas a este apartado.

Sem comentários: