10.9.06

O clube dos suicidas



Tal como Boseman não ficou conhecido pelas suas fintas estonteantes, o Gil Vicente também não entrará para a história do futebol pelos troféus conquistados.

Mas conseguirá eventualmente, à custa de fazer-se explodir, tornar-se mundialmente famoso (em mais uma reedição da lenda de David e Golias) como o pequeno clube de província que conseguiu humilhar a poderosa FIFA.

O Gil Vicente imita, assim, a táctica dos bombistas suicidas, com a vantagem de que, em vez de deixar atrás de si um rasto de morte e destruição, obrigará o futebol a respeitar as regras do Estado de Direito.

E que ganharão os de Barcelos com este gesto? Fundamentalmente, nada. Como se depreende das declarações inflamadas dos seus dirigentes e adeptos - também elas sintomaticamente similares às gravações em video deixadas pelos bombistas suicidas - satisfá-los o sentimento de que assim terão lavado a honra ofendida do clube. No paraíso a que aspiram, os anjos entoarão eternos louvores à glória destes homens que não recuaram perante nada para afirmarem a sua omertà.

Sem comentários: