2.10.06

Diário Económico, hoje

Na primeira página do Diário Económico de hoje encontrei o seguinte título, remetendo para o seu desenvolvimento na página 19:
"Medicamentos. Quota de mercado de genéricos tem a maior descida de sempre."
Na secção Barómetro, inserida na página 2, onde Mexia aparece agora, dia sim dia não, com uma setinha a subir, a foto de Correia Campos surgiu-me acompanhada por uma setinha deprimida. Em baixo, li o seguinte:
"14%. Foi quanto desceu, em valor, a quota de mercado dos medicamentos genéricos."
Seguindo para a página 19, não estava lá nada sobre o tema. Depois de procurar um pouco, fui dar com a notícia na página 11, cujo título repetia o que antes lera.

O primeiro período do texto dizia isto:
"A quota de mercado dos genéricos, em valor, desceu, pela primeira vez, abaixo dos 14%".

Temos então uma primeira correcção: a quota de mercado não desceu afinal 14%, como se dizia na página 2, mas "abaixo dos 14%". Uma coisa completamente diferente, como se vê.

Acresce que não foi - nem nunca poderia ser - "a primeira vez" que desceu abaixo dos 14%. O próprio artigo recorda, mais adiante, que em Dezembro de 2005 ela ainda estava nos 13,16%.

Hmmm! Mas o artigo inclui uma outra informação interessante:
"No mês passado estes medicamentos registaram, assim, a maior descida desde Agosto do ano passado."

Ah, bom: então afinal também não foi "a maior descida de sempre", mas apenas a maior descida desde a última descida, ocorrida em Agosto de 2005. Se calhar há aqui um efeito sazonal, mas talvez seja pedir de mais esperar que um jornalista económico saiba o que isso é.

Na minha maneira de ver, os Directores dos jornais deveriam servir para pôr um travão no chorrilho de disparates que diariamente nos são servidos pela publicações que ostentam os seus respeitáveis nomes no cabeçalho.

Sem comentários: