29.12.06

O bom gosto do Rod Stewart



Num comentário colocado na caixa correspondente, o Ivan Nunes questiona a minha opinião sobre aquilo a que chamei o "bom gosto musical" do Rod Stewart.

O post que escrevi limita-se a dar conta da perplexidade que a música dele sempre suscitou em mim. Por um lado, as canções transmitem-me invariavelmente um sentimento de energia que me põe de bem comigo próprio; por outro, repele-me o personagem meio aparvalhado que ele compõe. É isso que sinto, e os sentimentos não podem negar-se.

Acredito que o Rod Stewart tira o melhor partido possível das peculiaridades da sua voz, sabe escolher o seu reportório, rodeia-se de músicos e arranjadores capazes. Numa palavra: tem bom gosto musical.

Dito isto, gostaria de destacar alguns pontos. Primeiro, quero esclarecer que a minha simpatia pela música que o Rod Stewart faz nunca chegou ao extremo de me levar a comprar um disco dele. Ouço-o de vez em quando na rádio, e isso basta-me.

Segundo, estou consciente de que, tal como o Mick Jagger é um tipo muito mais sensato do que a imagem pública de Mefistófeles que construíu para si mesmo pretende fazer crer, o Rod Stewart não é certamente o cretino que aparenta. Note-se, por exemplo, como as mulheres que exibe em público - perfeitamente alinhadas pelo estereótipo da espampanante "mulher de jogador de futebol" - se encaixam às mil maravilhas na máscara que procura projectar para o seu público.

Para concluír: Deus, na sua infinita misericórdia, abriu-me o espírito para a música pop no breve intervalo de tempo decorrido entre, digamos, 1963 e 1972. De então para cá, o meu interesse restringiu-se a uma mão cheia de artistas: Smiths, Pogues, Prince, REM, Bjork e pouco mais. Por conseguinte, não só não fazia a menor ideia de que (segundo me informa o Ivan) o Rod Stewart gravou um disco de standards de jazz, como estou perfeitamente disposto a aceitar a opinião dele de que se trata de uma pepineira monumental. E, já agora, gostaria de lembrar que músicos muito mais importantes do que este escocês esgrouviado também debitam regularmente a sua chumbada.

Sem comentários: