12.3.07

Eu fui ao cinema



1. Achei "Babel" um bom filme, mas não um grande filme. Compreendo perfeitamente, sem as partilhar, certas objecções que lhe foram feitas. Porém, quando um crítico o classifica como "a evitar", só pode estar a tentar enviar-nos uma mensagem sobre si próprio que eu, pela minha parte, prefiro fingir que não compreendi.

2. O interesse de "Flags of Our Forefathers"/ "Letters of Iwo Jima" esgota-se na ideia do díptico em si mesmo, na dupla perspectiva que resulta de olhar sucessivamente uma mesma batalha dos dois lados da contenda. Mas é tudo. "Flags" promete muito, mas decai rapidamente a partir da primeira meia hora. "Letters", a meu ver, ainda é pior: a humanização do "outro lado" não só não é algo novo no cinema de guerra, como dispensaria o branqueamente do brutal militarismo japonês.

3. Um crítico cujo nome não recordo opinou que, nas mãos de um Coppolla, "O Bom Pastor" teria ganho o suplemento de asa de que carece para chegar a ser uma obra inesquecível. Sobre o mesmo tema e com os mesmos personagens recomendo mais uma vez o romance histórico "The Company" de Robert Littel (pai do outro Littel que ganhou o Goncourt em 2006).

4. Os maneirismos de Cate Blanchett denunciam a falsa boa actriz que ela de facto é. Em "O Bom Alemão", empenha-se menos em representar uma mulher judia alemã que se degradou para sobreviver à guerra do que em representar o modo como ela acha que uma actriz alemã representaria o papel. Por outro lado, só um grande actor como o George Clooney seria capaz de beijar Cate com tanta convicção. O filme é um bocadinho prejudicado por duas coisas. Em primeiro lugar, certos detalhes inverosímeis prejudicam uma intriga extremamente verosímil nos seus traços gerais. Em segundo lugar, a preocupação de fazer um filme de época é levada um nadinha demasiado longe.

5. Como pôde ainda alguém surpreender-se com o desempenho do Di Caprio em "Diamantes de Sangue"? Surpreendente, sim, é que para fazer o papel daquela sonsinha tivessem ido buscar a Jenniffer Connelly. Que desperdício!

Sem comentários: