21.12.07

Factos teimosos

jdc começou por exibir um gráfico representando a evolução do desemprego em Espanha entre 1976 e 2006 e sugeriu que ela foi determinada pela variação do salário mínimo.

Instado a justificar a sua afirmação, ofereceu-nos em seguida um outro gráfico com a marcha do salário mínimo real no mesmo país entre 1963 e 2003.

Se se desse ao trabalho de olhar para os bonecos que afanosamente colecciona, notaria talvez que, mesmo a olho nu, sem necessidade de análise econométrica, os dados revelam não existir qualquer correlação entre, por um lado, a dinâmica do salário mínimo e, por outro, a do desemprego.

Note-se, por exemplo, que o salário mínimo real cresceu aceleradamente em Espanha entre 1967 e 1979, e que, desde então, estacionou ou baixou ligeiramente. Quanto ao desemprego, só começou a crescer em 1979 (exactamente o ano em que o salário mínimo estabilizou) e prosseguiu nesse rumo até 1985, altura em que começou a baixar, para depois retomar a tendência ascendente em 1992 e atingir o máximo absoluto em 1995. De então para cá tem vindo sempre a descer.

Repito: as estatísticas apresentadas negam a existência de qualquer correlação entre salário mínimo e desemprego, ao contrário da tese proposta por jcd. O que falta ao autor dos posts em rigor argumentativo sobra-lhe, porém, em palavreado vazio.

PS - Num outro post, jcd insinua que a política de forte aumento do salário mínimo iniciada pelos governos de Franco terá tido inspiração marxista. Hilariante!

Sem comentários: