15.1.08

Recordar é viver

Há doze meses atrás, eram mais ou menos estes os principais argumentos contra a Ota:

1. Lisboa não precisa de um novo aeroporto. A ampliação da Portela, eventualmente complementada com um mini-aeroporto em Alverca ou no Montijo, pode responder perfeitamente ao previsível crescimento da procura.

2. A Ota fica a 50 quilómetros de Lisboa. Um aeroporto nessa localização arruinará o turismo na capital.

3. A construção do aeroporto na Ota envolverá custos insuportavelmente altos. O Governo está a projectar um novo monstro de betão que superará em absurdo todos os elefantes brancos do passado.

Hoje, a esmagadora maioria dos que assim falavam entoam uma nova cantiga:

1. Não é possível hesitar mais tempo: Lisboa precisa urgentemente de um novo aeroporto sob pena de o seu desenvolvimento ficar bloqueado.

2. Embora o local do novo aeroporto de Alcochete fique a 50 quilómetros, isso não prejudicará o turismo da capital.

3. O aeroporto de Alcochete custará, na estimativa mais favorável, menos 5% do que a opção Ota, mas a rentabilidade do projecto está assegurada.

Um ano é muito tempo em politica.

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