18.3.08

O 22 de Março de 1968

As raparigas podiam visitar os rapazes nas suas residências universitárias, mas os rapazes não podiam entrar nas das raparigas.

A luta pela abolição desse regulamento prolongou-se por um ano, culminando na ocupação da Universidade de Nanterre em 22 de Março de 1968. A subsequente invasão policial foi determinante na evolução dos acontecimentos que culminaram na revolta de Maio.

Hoje, o Presidente da República francesa pode sem excessivo escândalo receber meninas no Eliseu. Essa é a parte da herança de Maio de 68 que nem Sarkozy renega. Fosse, porém, o Presidente uma Presidenta, e é natural que tivesse que introduzir os seus soupirants no Palácio às escondidas.

Os memorialistas antigos não subestimavam a importância dos assuntos de saias no curso da história dos homens. Já os historiadores contemporâneos querem tudo explicar pelas estruturas sociais, os sistemas produtivos, os conflitos de classes, as derivas ideológicas ou os confrontos religiosos.

O 40º aniversário do 22 de Março recorda-nos que a coisinha apetitosa continua a ter força bastante para despoletar revoluções, fragilizar governos e abalar impérios.

Sem comentários: