24.12.08

O dilema do banqueiro

.
Fernando Ulrich explicou ontem no Público, com excelentes razões, por que é que os bancos estão a reter o dinheiro que lhes é cedido pelo banco central em vez de disseminarem o crédito pela economia.

Fundamentalmente, afirma ele que o risco é muito grande e que os bancos necessitam de reduzir os elevadíssimos níveis de alavancagem actuais.

Certo, certíssimo. Sucede, porém, que esse comportamento eminentemente racional nos conduz a todos à ruína. Estamos perante o típico dilema do prisioneiro analisado pela teoria dos jogos: a opção mais lógica para os decisores (estratégia dominante) conduz ao pior resultado para todos eles - e, já agora, para todos nós também.

De modo que os bancos têm que ser salvos de si próprios. Como? Ora, mediante uma ameaça credível que os incline a agirem de outro modo.

É conveniente o Estado lembrar aos banqueiros que também ele corre grandes riscos ao disponibilizar-lhes a liquidez de que necessitavam, e que, por isso, não é lícito que a retenham em proveito próprio.

Talvez assim entendam que, para além dos riscos comerciais usuais, deverão considerar nos seus cálculos o risco adicional de poderem vir a ser nacionalizados, o que deverá incitá-los a agir em conformidade com esta situação inusitada.

Percebem?
.

Sem comentários: