10.12.08

Prestem atenção

.


Neste gráfico, encontrado aqui, cada rectângulo representa um ano do período compreendido entre 1825 e a actualidade, e cada coluna representa uma taxa de variação do índice Standard & Poor's. À direita, estão os anos em que o valor das acções mais subiu; à esquerda, aqueles em que mais desceu.

Sim, é verdade, 2008 está ali à pontinha do lado esquerdo, o que significa que se situou ao pior nível dos últimos 183 anos.

As conversas que escuto à minha volta levam-me a crer que a esmagadora maioria das pessoas ainda não percebeu bem a situação em que estamos metidos. Só assim se compreende o espaço que continuamos a conceder a inanidades sem significado.
.

2 comentários:

Lília Abreu disse...

Bem, pensava que estava equiparada à de 29, mas consegue ser aínda pior... Obrigada pelo gráfico. Às vezes dou por mim a pensar no efeito dominó desta crise e arrepio-me... não vislumbro atenuantes.Voltar à terra? e quem a não tem? Quando tento sensibilizar os jovens, apenas imaginam tratar-se de alguma conjuntura passageira. Por contraste, vejo a minha mãe e outros idosos, tristemente dizerem "nunca pensei viver e assistir a outra crise tão grave..." Pois é, a memória...
Por isso, nas minhas sessões de riso, lhes digo serem os únicos a poderem apoiar os mais novos. Não só pelo que ultrapassaram a nível pessoal mas pelas duras conjunturas sócio-económicas que viveram. Sempre que se fala na solidariedade intergeracional, faz-se sempre de modo unilateral, como se só os idosos beneficiassem do apoio dos mais novos. A hora, vai colocar tudo isto à prova... Só me ocorre, dizer "oremos!"

JOY disse...

Lamentável a atitude desta mediocre classe politica, mais preocupada com o seu umbigo, ao invés de tentar e ir dando soluções para a a situação que se aproxima. Esta mediocre classe politica, não percebeu que os Portugueses mais do que nunca querem ser confrontados com a verdade e não com paraisos e melhoras que só se vislumbram na cabeça do lider deste Governo que teima em tratar os Portugueses como atrasados mentais.

Cumprimentos
Joy