8.8.09

A ordinarice tem muitos amigos

.


Que se passa ao certo com o Moniz? Cansado de inutilmente tentar perceber lendo os jornais, perguntei a um amigo que está mesmo por dentro do assunto.

Fiquei a saber em dois minutos o essencial, ou seja que o Director-Geral demissionário da TVI saíu para a Ongoing, uma empresa que, com elevada probabilidade, comprará a TVI nos próximos meses.

Resumindo: trocou de patrão para manter intacto o poder de que actualmente disfruta, e ainda recebeu uma respeitável indemnização pela maçada. Não há nada como a clareza para desfazer as explicações conspirativas e revelar, se ainda fosse preciso, o sentido ético do personagem.

O que eu pretendo, porém, é chamar a atenção para a inquietação que por estes dias faz estremecer tantos corações sensíveis. Refiro-me ao receio de que, com a saída de Moniz, a TVI possa vir a ser descaracterizada. Tanto cuidado poderia levar algum estrangeiro de passagem pelo extremo ocidental da Europa a julgar que a TVI é uma espécie de BBC, emblema da alta cultura pátria e baluarte da civilização europeia.

Não é bem isso, explicam alguns. Mas não se pode negar que o sucesso de audiências do canal ameaçado deve muito à orientação esclarecida de José Eduardo Moniz ao longo de anos. E é a esposa do próprio a destacar - cito o Expresso de hoje - que "seria estranho que um jornal líder de audiências [o seu] de uma televisão comercial fosse retirado do ar".

Estes argumentos são expectáveis na boca de quem é suposto preocupar-se apenas com as receitas publicitárias dos canais, mas soam muito estranhos saídos da boca de jornalistas, alguns dos quais eu tinha por gente séria e responsável.

É nestas alturas que se descobre que a ordinarice tem muitos adeptos, e que a deontologia e a ética profissionais não contam de facto para nada nas cabeças de muita gente, excepto como ocasional adorno argumentativo. Se tem audiências, é porque está certo, percebem?
.

2 comentários:

Rebel disse...

Quando comecei a ler temi que o rapaz estivesse a enfrentar algum problema com o subsídio de desemprego, mas afinal constato que está tudo normal e normalizado.
Cada vez que vejo a Manuela na TVI experimento um impulso quase que irresistível de abrir uma empresa de formação e começar a ministrar acções de formação de 550 horas de boa educação, talvez seja um bom investimento.

Pedro Fontela disse...

Não desculpando os episódios de faca e alguidar que a tvi parece adorar resta saber se o nivel jornalistico e televisivo do resto dos meios de comunidação é assim tão alto que permita estabelecer grandes diferenças em relação a este senhor...