11.5.10

Alemães calaceiros

.


Quem está mais endividado: a Grécia ou a Califórnia? Resposta: a Califórnia.

Por que é que o endividamento da Califórnia é grave, mas não dramático? Resposta: porque os EUA são uma união monetária bem constituída, com regras que penalizam os prevaricadores mas também mecanismos de auxílio aos estados em dificuldades.

Acontece que, em percentagem do respectivo produto, as dívidas dos estados alemães de Berlim, Bremen e Sachsen-Anhalt são quatro a seis vezes superiores às da Califórnia.

A dívida de Berlim deve-se ao massivo investimento ao longo das últimas duas décadas para dotar a RFA de uma verdadeira capital. A dos outros dois estados (mas também de cidades como Bochum, Dortmund, Essen e Duisburg) resultam dos custos de reconversão industrial, incluindo elevadas taxas de desemprego e quebra de receitas fiscais.

Como se vê, a Alemanha também tem dentro de portas gente tão "ndisciplinada"como os gregos. Ou talvez seja mais adequado dizer-se que a interpretação moralista das crises finaceiras talvez sirva para consolar preconceitos xenófobos, mas em nada contribui para compreender os problemas e, muito menos, para resolvê-os.
.

Sem comentários: