14.12.10

Wiki-ingenuidades

.


Uma das coisas mais absurdas que têm sido ditas sobre o escândalo Wikileaks é que a origem da fuga está na multiplicação de documentos classificados como secretos conjugada com o escasso cuidado com que os EUA tratam a informação confidencial.

Deduz-se que alguns remendos no sistema reporão níveis aceitáveis de protecção e que poderemos todos voltar a dormir descansados.

É muito fácil descobrir a posteriori falhas no sistema de segurança, e até já foram apresentados argumentos convincentes demonstrando a sua existência. O problema central, porém, não está aí.

Richard Feynman explicou algures que, marcando os átomos que cabem na cabeça de um alfinete com “0” e “1”, é possível enfiar lá toda a informação jamais produzida pela humanidade.

Na prática, ainda não chegámos lá, mas hoje já se pode transportar com facilidade todos os arquivos da CIA no bolso. Não tarda, circularão sob a ponta da unha do meu dedo mindinho.

Há coisa de dois anos, houve enorme alarido em Inglaterra por ter sido encontrado num táxi um CD contendo milhões de registos de contribuintes individuais.

Essas coisas acontecem porque é cada vez mais fácil registar, copiar e partilhar informação, e só será possível impedir isso proibindo, entre outras coisas, os telemóveis, os computadores e a internet.

O fenómeno Wikileaks é apenas mais uma consequência das implacáveis leis da economia digital. Tentativas para travar as fugas por meios legais ou tecnológicos estão antecipadamente condenadas ao fracasso.

É, pois, com essa realidade que vamos ter que aprender a lidar.
.

2 comentários:

Ser ou Ter eis a questão disse...

Estamos há um passo de acabar com os arquivos secretos?

Isto seria a evolução da humanidade?

Já que não existem segredos, todos poderão ter acesso às mesmas informações e isso iguala todos os seres humanos? Considerando que todos os seres (humanos) terão acesso aos meios que levam à informação!

Rafael disse...

As técnicas para invasão evoluem e antes delas é preciso que as técnicas de proteção evoluam. O que acontece na realidade é que as técnicas de segurança demoram a se atualizar. Faltam profissionais com talento para impedir que isso aconteça.